sexta-feira, 21 de junho de 2013

Halla Madrid

Porque o prometido é "de vidro" que comecem os posts sobre cidades, ferias e destinos turísticos.
E como não poderia deixar de ser, para inaugurar esta rubrica começo pela minha cidade preferida, Madrid!
Eu adorooooo Madrid! Adoro! Adoro! Adoro! A cidade, a movida, as pessoas, é tudo fantástico, lindo precioso e encantador. Os Madrilenos são super calorosas, bem dispostas, sempre na rua, e quando falam empolam ao máximo, é sempre tudo precioso, guapissimo e gostosissimo! Tal qual eu, que tenho a certeza que noutra vida fui Madrilena!
Conheci Madrid em Janeiro de 2009. Uma das minhas melhores amigas estava lá a fazer Erasmus, eu estava a estagiar no meu primeiro emprego, juntei uns trocos e fui visita-la. Não ia com muitas esperanças, ouvia dizer que Barcelona é que era, e eu já havia estado em Barcelona e não tinha achado assim uma cidade por ai além. É bonita que é, mas, falta-lhe a descontracção, o calor humano, povo e falta-lhe sobretudo o movimento que só Madrid tem.
(Porque é que eu gosto deste povo?)

Fui numa sexta à tarde e voltei numa segunda de manhã. Fui pela EasyJet e, se não me engano, paguei pouco mais de 50€ pela passagem. Fiquei, clandestinamente (porque se o senhorio soubesse fazia-me pagar 15€ por noite), no quarto dela e corremos a cidade de lés a lés. Num fim-de-semana, vi todos os pontos turísticos, entrei nos três museus mais conhecidos, andei no Hop On Hop Off e ainda deu tempo para saborear umas belas dumas tapas e relaxar num dos mil Starbucks que há na cidade.
Desde a minha primeira ida a Madrid, tenho voltado lá todos os anos, sempre nos meses de Inverno, ora com o senhor meu moço, ora com mamãe. E este ano não vai ser excepção, se Deus quiser, voltarei a Madrid algures em Novembro com mamãe e uma amiga minha de infância que nunca lá esteve.
Bem, mas vamos ao essencial, o que ver e fazer em Madrid!
(Portas del Sol)
Madrid é uma cidade ótima para escapadinhas de fim-de-semana. Os voos são baratuchos, há um excelente serviço de metro que nos leva do aeroporto para o centro da cidade num ápice e por 4,50€ a viagem, os pontos turísticos são relativamente perto e há hotéis, hostels e alojamentos para todos os bolsos.
Sempre que vou a Madrid com alguém que nunca lá esteve meto-me no Hop On Hop Off, aqueles autocarros vermelhos que passam nos pontos turísticos. O facto de haver um guia pré programado que nos vai falando dos sítios por onde vamos passando é muito bom, e o podermos sair e entrar em qualquer paragem é ótimo para as pernas.
(Gran Via)
Portanto, para quem nunca foram a Madrid, e vão pela primeira vez para passar um fim-de-semana, aconselho o seguinte programa das festas.
Ir de manha bem cedo, no voo das 7h ou no das 9h. Chegar, apanhar o metro, ir ao hotel deixar as malas e rumar a Portas del Sol, lá apanhar o hop on hop off e fazer as duas linhas de rajada, demora mais ou menos 1h30/2h e já ficam com uma ideia da cidade.
Na volta metam-se pela Calle Mayor até ao Palácio Real, pelo caminho, à vossa esquerda vão encontrar a Plaza Mayor, paragem obrigatória para fotos, visitem o Palácio e a Catedral de Almudena, que foi onde o Filipe e a Leticia se casaram, depois, subam até ao Templo de Debod e aproveitem a vista soberba do miradouro para a Casa de Campo.
(Plaza Mayor com o seu mercadinho de Natal)
Voltem às Portas del Sol mas desta vez pela Calle Arenal, uma rua de comércio onde não passam carros. Passem as Portas del Sol e continuem pela Calle de Alcalá até à Plaza Cibeles. Desçam o Passeio del Prado e não deixem de tomar atenção ao famoso hotel Ritz do vosso lado esquerdo e ao Prédio da Caixa Madrid, quase no fim do Passeio à vossa direita. No fim do Passeio del Prado vão dar de caras com a enorme estação de comboios de Atocha. Vale a pena entrar e visitar os jardins que fizeram em homenagem às vitimas do 11 de Março.
Ao saírem da Estação de Atocha, aproveitem as inúmeras lojas de tapas e montaditos, comprem umas sandes, umas tapas e umas bebidas e levem para fazer um pic nic no Parque do Retiro. Passeiem pelo parque, tirem fotos, muitas fotos, andem de barco no lago, visitem o Palácio de Cristal e aproveitem para desfrutar do final de dia.
No dia seguinte, que se prevê ser domingo, acordar bem cedo e perder-se no Rastro, o maior mercado ao ar livre onde eu alguma vez estive. Vendem de tudo, desde lápis até mobília.

(uma das muitas ruas do Rastro)
Depois, seguir para o Prado, para o Reina Sofia e para o Thyssen - Bornemisza e se ainda tiverem tempo passeiem pela Gran Via, vão até ao parque do Templo de Debod e apanhem o teleférico até à Casa de Campo. 
Se ficarem mais que dois dias, tirem um dia para ir ao Escorial. Fica a cerca de 1h de Madrid. Pode-se ir de comboio ou de autocarro. Nos fomos de autocarro, visitamos o Escorial, damos uma voltinha pelas ruas do pueblo, tapeamos qualquer coisa num bar (que para variar já não me lembro o nome) e voltamos a Madrid para jantar. 
Se tiverem um senhor moço fanático pela bola façam pontaria para ir num fim-de-semana de jogo. No ano passado nos fomos no fim-de-semana do Real-Atlético, fomos ao jogo dizer um adeuzinho ao CR7 e ao Mou e fizemos check num dos sonhos de infância do moço. 

Onde comer: 
Em Madrid não se come, petisca-se! Se vão a conta sentar e comer um prato de qualquer coisa, esqueçam, eles têm pratos de paella e de outras iguarias, mas a verdade é que estão tão habituados às tapas e aos bocadillos que se forem pedir comida de prato o mais provável é serem mal servidos. 
Sempre que vou a Madrid tenho de ir ao El Tigre. Fica na Chueca e lá come-se de graça. Sim, de graça. Só tem de pedir a bebida e eles oferecem um prato de tapas. As bebidas andam entre os 2,5€ e os 6€ e os pratos de tapas são pratões que dão para jantar. O ambiente é jovem e tasqueiro, mas o sitio é muito giro, barato e tem wifi gratis. Os empregados são muito simpáticos e é um ótimo lugar para se beber umas canãs, conviver e encher o bucho. 
(El Tigre)

O Mercado de San Miguel é outro dos meus lugares "must go" em Madrid. Conheci-o através de um post da Rititi e adoro. É onde se reúne a flor de Madrid, as pessoas giras, de saltos altos e todas enxutas. Têm tapas, sushi, bebidas, frutas, doces, vinhos e champanhe tudo com um aspecto delicioso, tudo extremamente caro. Mas merece a visita. Nem que seja de barriga cheia só para comer uma sobremesa.
Ah, não façam como nos que fomos para lá de manha cedo a achar que aquilo era um mercado igual aos de cá. Demos com os senhores das limpezas a limpar os restos da noite anterior.
 
(Mercado de San Miguel)

Um sitio fantástico e não muito caro é uma casa de tapas na Gran Via em frente ao Hotel Catalonia Gaudi. As tapas custam entre 2,5€ e 6€ e são deliciosas. As bebidas também não são muito caras, e dá para comer sentado. 
  


Outro sitio "must go" é ao famoso San Gines. Fica numa transversal da Calle del Arenal e lancha-se os melhores churritos com chocolate quente Madrid. O San Gines é muito conhecido e frequentado pelas velhinhas madrilenas, aquelas que passeiam de cachorrinho e casaco de peles pelas ruas da cidade. As suas paredes estão repletas de fotografias de famosos que já lá estiveram, desde a casa real espanhola, até atores de hollywood.


(San Gines)

Onde dormir: 
Da primeira vez que fui a Madrid fiquei no quarto da minha amiga J. Na segunda vez fiquei no Hotel Catalonia Gaudi e jurei para nunca mais, o quarto era minúsculo e cheirava a óleo, não dava para se sentar na sanita normalmente, sob o perigo de baterem com os joelhos na parede e a água do banho saia castanha. Para ajudar à festa, as mesas do pequenos almoço eram divididas e calhou-me em frente uma americana gigante que comia de boca aberta. Pagamos um dinheirão e juramos para nunca mais. Na terceira vez e nas vezes seguintes tenho ficado no Hotel Ada Palace. Fica no inicio da Gran Via, é super central, os quartos são enormes, as casas de banho nem se fala, super espaçosas, o pequeno-almoço é divinal e o bar do terraço entra na lista do melhores bares de Madrid. O atendimento é o que se quer, os empregados não são nossos amigos do peito, mas sempre que é preciso eles estão lá. 
Se forem com pouco dinheiro e não tiverem a sorte de ter amigos por lá a viver, há uns hostels na Gran Via que diz que são bons e baratos. E na Chueca também há muito por onde se fique, se não se importarem com a algazarra durante a noite também é uma boa opção. 

2 comentários:

  1. Ai que saudades... Estive 4 dias em Madrid, em Outubro, e tenho imensa vontade de lá voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se conseguires volta em Dezembro, a cidade no Natal é linda!! :)

      Eliminar