quinta-feira, 18 de julho de 2013

2012 em revista (porque isto já estava em rascunho há 7 meses)

Em 2012 eu, comi sushi todas as semanas e não enjoei. Tive o pior dia da minha vida em cima da ponte 25 de Abril e fiquei com aversão a camisolas de lã de gola alta vermelhas. Conheci Liubliana, dormi em Bled, e estive com gente maluca e ainda mais desequilibrada que eu.  Conheci um inglês com 40 anos que se faz acompanhar para as reuniões de trabalho com um peluche da filha. Conheci um esloveno que não chapiscava nada de inglês e que mesmo assim geria uma instituição cuja principal fonte de rendimento passava por projetos e relatórios em inglês. Conheci uma maluca inglesa que resolvia tudo com red wine. Comi kremna resina e não gostei. Estive horas de pijama no hall de um hotel porque a net no quarto não funcionava e não me apetecia voltar a vestir. Entrei num auditório e tive de suster a respiração tal era o cheiro. Conheci pessoas que passaram 3 dias sem tomar duche. Visitei uma cidade de saco de plástico na cabeça e não estive sozinha nesta missão. Visitei uma igreja numa ilha dentro de um lago,fiz o que manda a lenda, toquei o sino e um dia irei lá voltar. Vivi a semana mais longa da minha vida em Bolonha. Sobrevivi a um terramoto no meio do nada. Fiquei numa casa com 30 pessoas de 5 nacionalidades. Estive uma semana sem net. Fui alimentada durante 7dias por comida biológica e fiquei fã. Fui acordada com uma ambulância à porta e apanhei um grande susto. Estive horas no banho a pensar no que me tinha metido. Apanhei 3 autocarros, (2 deles com vontade de partir a cara à miúda mais parva que alguma vez se cruzou comigo) para chegar ao aeroporto, carregando a minha bagagem e parte da bagagem de um amigo que nem sabia se iria embarcar. Partilhei o quarto com uma lésbica e vesti-me sempre na casa-de-banho. Aprendi a dançar kizomba e kuduro com a melhor professora do mundo. Voltei à Turquia, conheci Istambul e realizei um sonho. Habituei-me a entrar nos restaurantes olhar para a carta e dizer 'Lamb?!' a ouvir 'Noooo, beef!', e a perceber que o beef deles e o meu lamb tinham o mesmo cheiro e por isso eram impossíveis de tragar.  Passei quase uma semana a comer arroz, feijão e turkies delights. Regateie, regateie muito. Fui expulsa de uma loja por pedir metade do preço e depois acabei por comprar a um quarto do valor inicial. Confirmei o que já suspeitava, que era bem capaz de viver na Turquia e que se isso um dia acontecer viro vegetariana. Comi doce de rosas e gostei muito. Fiz as compras de Natal em Junho a mais de 3000kms de casa. Fui a uma passagem de modelos numa casa de peles e não gostei. Entrei em varias mesquitas, descalcei-me muitas vezes e puseram-me tantos lenços na cabeça que ainda hoje agradeço a Deus não ter apanhado fungos e piolhos. Habituei-me a acordar com o minarete e tenho saudades. Vi uma mulher cair de um baloiço e ri. Vi golfinhos e parecia uma criança. Ouvi o ai se eu te pego no telemóvel de uma vigilante de um museu em Istambul. Fui a uma manifestação do dia do trabalhador, fui dispensada de controlo policial por ser 'turist' e fiquei a ver o senhor meu moço ser confundido com um Curdo. Fiz o meu primeiro voo sem dormir que durou 4h30. Viajei mais pelo mundo e voltei menos vezes à ilhota. Mostrei a minha terra a uma colega de trabalho que ficou amiga para a vida. Viciei-a em lapas e bolo do caco. Ofereci um brinquinho à filha dela e gostei de saber que foi recambiado para a casa de banho do hotel porque a criança teve medo. Ensinei-a a comer azeitonas e a mandar os caroços para a fazenda. Passei o meu aniversario no meu sitio preferido junto dos que mais gosto. Dei bombas, muitas bombas. Levei com uma bolada no rabo. Fiz churrasco. Acordei com um vista maravilhosa. Vi um amigo apanhar uma bebedeira tal que no dia seguinte não se lembrava que foi a minha mãe a trazer-lhe o carro para casa. Voltei a Madrid, ao Escorial e comprei peças para o presépio no mercadinho de Natal da Plaza Mayor. Ia tendo um acidente de autocarro por causa de uma águia que se atravessou à frente. Fiz Escorial Madrid com um bêbado sentado atrás de mim a roncar a viagem toda, cheguei a Madrid e ri as gargalhadas com a senhora que ia no autocarro ao lado do bêbado a nos contar que ele tinha se aninhado no ombro dela. Confirmei que não há povo mais hospitaleiro e mais divertido que os madrilenos. Fui ao Santiago de Bernabeu ver o real atlético e realizei mais um sonho. Vi o Ronaldo e o Mourinho a 3mts de mim. Voltei a San Gines e comi churritos. Enchi a barriga de tapas e cañas no El Tigre. Voltei ao meu hotel preferido de Madrid. Não ia preparada para o frio. Andei 3 dias com a mesma roupa e emprestei leggins e collants ao senhor meu moço para usar debaixo das calças de ganga.
Fartei-me dos meus diretores e pedi que me despedissem. Fui pela primeira vez a um centro de emprego e fui feliz. Fui vitima de violência no trabalho e decidi que mais do que apresentar queixa ia dedicar a minha tese de mestrado ao meu ex diretor. Confirmei que, desde o 25 de Abril, quem manda neste país é um grupo de meia dúzia e virei comunista-bloquista anárquica. Criei o habito de ir ao mercado e agora tenho uma peixeira de estimação. Fui a todas as missas do parto que consegui e confirmei que o Padre Toni é mesmo o melhor Padre do mundo. Bebi cacau quente e poncha em jejum. Percorri as barracas todas do mercado e atestei que a melhor sandes de carne de vinho e alhos é a do pai da C e do F, e é feita com vinho tinto. Comemorei 11 anos de namoro na noite de Natal e recebi a clutch mais bonita de sempre. Briguei com a minha mãe na passagem de ano e pela primeira vez vi o fogo de artificio com o senhor meu moço e não com a minha mãe. Não saí para dançar mesmo tendo um vestido novo.
Por isto tudo, só desejo um 2013 tão bom como 2012, ah, e um maior controlo a economia paralela, mas isso fica para outras conversas.

4 comentários:

  1. "Partilhei o quarto com uma lésbica e vesti-me sempre na casa-de-banho."

    Ah ah ah, gostei desta !
    Isso é que foi um 2012 em grande. Adorava viajar assim tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande parte das viagens foi em trabalho, e as restantes só deu para fazer porque vivo em Lisboa, e sai-me mais barato um voo para Istambul do que um para o Funchal :(

      Eliminar
    2. Ah! E a minha experiência com uma roommate lésbica também foi em trabalho :D

      Eliminar